Bio


Olá, bem vindo ao meu site! Aqui você pode ver meus desenhos e páginas de quadrinhos que produzi em minha carreira como quadrinista. 
Desde 2003, quando publiquei meu primeiro site com amostras de trabalho, de lá para cá fiz alguns trabalhos que me orgulho, como ter publicado o quadrinho OFF THE DEEP END na revista Heavy Metal americana, quando trabalhei junto com meu amigo Chuck Wagner nos roteiros, com minha esposa Michelle que é letreirista e com o Tom Luth, colorista de renome no mercado americano.  

Junto com Tom Luth também trabalhei em uma revista independente chamada CORRUPTION!, a qual eu desenhei inteira e fiz o lápis da capa. Essa capa foi arte-finalizada por Joe Rubistein, veterano nome do mercado americano, e colorida pelo Tom. 

Outro vez que tive a oportunidade de trabalhar com artistas de renome foi no filme de curta metragem ZOMBIE PROM, para o qual foram produzidas ilustrações à partir de frames do filme, que serviam de transição de cenas. Eu tive a oportunidade de fazer duas dessas ilustrações, trabalhando com o Tom Mandrake, lendário artista, principalmente por sua série na revista Espectro, da DC. 

Também trabalhei em muitos outros projetos legais, como a mini-série WILD BOYS, criação do Ace Masters, produção independente. Pra essa revista desenhei e colori 4 edições, com roteiro do Ace e letras da Michelle, que também trabalhou nas cores comigo. 

No Brasil fiz alguns trabalhos com o roteirista Hector Lima, sempre com a Michelle nas letras e dividindo as cores comigo.. Desses trabalhos, THE MAJOR foi indicado ao prêmio HQ MIX na categoria webquadrinhos. Não ganhamos, mas ser indicado foi um baita reconhecimento para o nosso trabalho. 

Em Palmeira, cidade para a qual me mudei em 2006, comecei a dar aulas de desenho, o que culminou em um dos projetos mais legais que fiz, as duas edições da revista ASSOMBRADO RETUMBANTE, que fiz junto com minha esposa Michelle, nosso filho Adriano e com alunos de desenho. Esse projeto teve destaque na cidade e foi notícia na imprensa escrita e na televisão. Fizemos lançamentos no cime teatro de Palmeira, e esses eventos são lembrados até hoje aqui na cidade. A revista foi usada em sala de aula, e chegou até a virar uma peça de teatro amadora.

Após um tempo afastado dos quadrinhos, em 2022 lancei dois títulos, ambos escritos de desenhados por mim! Primeiro foi o livro em quadrinhos A JORNADA DE XUANZANG, que conta a história de uma figura histórica, um monge que é uma figura histórica e lendária na China antiga. No final do mesmo ano lancei SOPRO DO CÉU, um livro ilustrado, também inspirado pela cultura tradicional chinesa, uma obra original. 

Em 2023 lançarei em 17 de novembro o livro em quadrinhos de 140 páginas e capa dura VIRTUDE: HISTÓRIAS DA  CHINA ANTIGA, completado minha trilogia sobre o tema da cultura tradicional chinesa. Os três projetos foram aprovados pelos editais da Fundação Cultural de Curitiba.

Eu também toco guitarra e desde 2018 participo da Orquestra Municipal de Palmeira.

Quem me segue nas redes sociais provavelmente já sabe, através das minhas postagens, que eu sou praticante de Falun Dafa.

Trata-se de um avançado sistema de aprimoramento do corpo e da mente, uma prática milenar chinesa que antes era passada para uma única pessoa, foi trazida a público em 1992. Através de cinco exercícios suaves, incluindo uma meditação sentada e do cultivo dos princípios universais Verdade-Compaixão-Tolerância.

O Falun Dafa é uma prática especial, ela trouxe uma mudança para melhor muito grande em minha vida, tanto em minha saúde física quanto mental, e mudou completamente minha visão sobre a vida e o universo. 

Também aprendi sobre a maravilhosa cultura tradicional chinesa e sua importância para a humanidade. 

A partir disso, estou buscando trazer essa visão para o meu trabalho e também estou trabalhando em alguns projetos com o intuito de trazer histórias da cultura tradicional chinesa para os quadrinhos.

Foi com grande tristeza que descobri que a prática foi proibida na China em 1999 e até hoje os praticantes são perseguidos naquele país. 

Desde 2017 mantenho um local de prática aqui em Palmeira, além de ter participado de várias outras atividades na cidade sempre divulgando a prática e trazendo ao conhecimento das pessoas a realidade da perseguição na China.

Essa foto foi tirada pela Michelle em 2017 aqui no local de prática de Palmeira, eu estava praticando o quinto exercício, a meditação sentada.


Em 2011, no ano do lançamento da primeira edição da revista ASSOMBRADO RETUMBANTE, fui entrevistado pela Gazeta do Povo, a qual eu colei abaixo.

"A vida nada quadradinha de um quadrinista"

O curitibano Irapuan Luiz se apaixonou por traços sombrios de HQ e hoje faz ele próprio trabalhos para as revistas que admira

Por Derek Kubaski, da sucursal em Ponta Grossa, especial para a Gazeta do Povo
[09/10/2011] "

Irapuan com uma página de Assombrado Retumbante, projeto que conta lendas de Palmeira
Foto: Henry Milléo/Agência de Notícias Gazeta do Povo"
Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

HQ paranaense

Assombrado Retumbante fala de Palmeira

A mudança para Palmeira deu uma nova oportunidade a Irapuan: ensinar a desenhar. Ele começou ministrando cursos num espaço cultural da cidade. Tomou gosto pela coisa e acabou transformando a própria casa numa escola. Toda quinta e sexta-feira ele se reúne com jovens que querem aprimorar a habilidade com desenho e, especialmente, com HQ. Da janela da sua casa centenária, Irapuan enxerga o casario histórico em volta da Igreja Matriz da cidade. Esse cenário foi uma das inspirações para o projeto Assombrado Retumbante – Lendas de Palmeira, revista que deverá ser lançada no fim do mês.

A HQ foi idealizada em conjunto com a esposa, Michelle Fiorucci, que é roteirista e designer de HQ, e mais um de seus alunos, Gilberto Bastos. Também participam os alunos Fernando Bastos, Jackson Swiech e Didi Fiorucci – que é filho do casal. Esse é o primeiro projeto editorial em que o quadrinista envolve seus aprendizes.

Agora, Michelle e o marido estão em busca de parceiros dispostos a ajudar no projeto. Segundo ela, a revista contará a história do Tropeiro Fantasma que foi enterrado, há muito tempo, no cemitério mais antigo da cidade, junto com um tesouro amaldiçoado. A descoberta desse tesouro revela uma face assustadora de ganância na cidade. Essa é a deixa para que personagens de lendas populares, como o Lobisomem, a Noiva de Branco e o Corpo-Seco apareçam e interajam na trama. "O diferencial dessa história é que ela vai se passar toda em locais históricos de Palmeira", conta Gilberto. (DK)

Palmeira - Há dez anos, Irapuan Luiz vive da paixão pelas histórias em quadrinhos (HQs). Em sua carreira, já assinou os desenhos e a colorização de cerca de 30 publicações no Brasil, nos Estados Unidos e na Inglaterra. Entre outros trabalhos, foi o responsável pelas ilustrações de Off the Deep End (algo como No fundo do poço), HQ publicada na revista norte-americana Heavy Metal em 2010, e pelos desenhos das quatro edições da revista Wild Boys, de 2007. Cinco anos atrás, trocou Curitiba, onde nasceu, pela cidade de Palmeira (nos Campos Gerais), com pouco mais de 30 mil habitantes. "Eu sempre tive vontade de ter uma vida mais tranquila. Estava meio enlouquecido", relata.

O primeiro grande destaque da carreira veio com The Major (O Major). O trabalho, resultado de uma parceria com o roteirista paulistano Hector Lima, é uma história, na definição dos próprios autores, "cheia de ação de alto calibre e explosões". A HQ, de 2008, foi publicada – em inglês e em português – na versão impressa e na internet, e teve apenas um número: "Bombas sobre o Brasil", que conta o dramático e violento resgate de um gerente de banco americano em poder de um traficante de uma favela carioca. No final do episódio, há uma chamada para a próxima edição que, segundo Irapuan, está nos seus planos para trabalhos futuros.

A repercussão de O Major também se deve à projeção que o desenhista havia alcançado com trabalhos anteriores. Em 2006, ele colaborou no curta-metragem americano Zombie Prom (algo como "formatura zumbi"), adaptação de um musical nova-iorquino off-Broadway de 1993. O curta conta a história de amor dos estudantes Toffee e Jonny, que vira um zumbi depois de cometer suicídio se jogando na torre de resfriamento de uma usina nuclear. A história mirabolante casou bem com os desenhos de Irapuan.

Ele foi um dos selecionados por Tom Mandrake (quadrinista norte-americano que colaborou em publicações como Batman, Superman e Liga da Justiça) para ilustrar o filme. "Um amigo meu pegou um recado dele, na internet, informando que ele estava procurando gente para isso e me passou. Na mesma hora, mandei meu material para o Tom e logo ele respondeu: ‘Cara, você tá dentro’."

Apesar de nem sempre surgirem bons contratos, Irapuan orgulha-se por conseguir viver da arte: "Eu colecionava revistas em quadrinho e sempre desenhei, desde criança. Fui para outras profissões mais ‘clássicas’, mas sempre mantive o desenho em paralelo. Poucas foram as épocas em que fiquei sem desenhar".

Traço


O gosto pelo desenho sempre existiu, mas o caminho a seguir ficou mais claro, ironicamente, quando Irapuan conheceu os traços sombrios de artistas como Bernie Wrightson, Gray Morrow, Paul Gulacy e John Buscema. As influências são visíveis nos seus trabalhos. Paralelamente à paixão, Irapuan chegou a ingressar num curso de Desenho Industrial, mas não o concluiu. "Até me arrependo de ter largado, porque aprendi bastante. Mas estava naquela idade em que não se leva as coisas muito a sério", relata.

O começo da carreira de quadrinista foi bem modesto. Na produção, só "ele e ele mesmo", virando-se como roteirista, desenhista, diagramador e divulgador. Com o apoio da esposa, em 2001, montou um site em que publicava suas obras. Irapuan conta que, nessa época, topava qualquer parada. Ficaram pelo caminho alguns trabalhos de que ele não gostou muito, mas que foram importantes para ficar conhecido por editores de HQ brasileiros e do exterior. E o resultado está aí"


Leia mais em: 
https://www.gazetadopovo.com.br/caderno-g/a-vida-nada-quadradinha-de-um-quadrinista-9xl9d111d6bh609l5xsqgttn2/

Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.